Aos alunos do 9° ano /8ª série foi proposto uma enquete:
O gosto dos jovens pela literatura é um desafio?
Lembrando que o gerador da discussão foi a entrevista com Roger Chartier (trecho dela reproduzido no Caderno do Aluno Vol. 1).
Antes de responder segue o link para leitura na íntegra. Ok?
Revista Nova escola - Entrevista Roger Chartier
Só lembrando, esta é a atividade 2, você tem até 21/02/2011 para postar seu comentário, lembrando sempre de identificar-se.
Roseli Lima.
Permitem que adolescentes e jovens de todo o mundo se divirtam com a variedade de formas de pensamento e os façam participar ativamente de suas próprias histórias, como também compartilhar as histórias das outras pessoas.
ResponderExcluirNome:Vinícius Martins dos Santos nº 35 turma 8ª1
Vini, achei interessante sua resposta, pois, ela casa com que Roger Chartier declara na entrevista que deixei para que lessem na íntegra: " Pesquisas realizadas em vários países mostram que o uso do computador na Educação, quando acompanhado de métodos pedagógicos, melhora, sim, o aprendizado, acelera a alfabetização e permite o domínio das regras da língua, como a ortografia e a sintaxe. É preciso desenvolver políticas públicas que tenham por objetivo a correta utilização da tecnologia na sala de aula."
ExcluirMuito bom..
hoje em dia o meio de leitura para adolescentes é o uso da internet, muitos preferem o computador do que livros o que não deixa de ser uma leitura, os jovens se sentem mais avontades do que se tiverem que ler um livro por obrigação,a leitura pela internet permite que você escolha assuntos do seu interesse ou as vezes nem esta procurando e encontra alguma coisa que lhe chame a tenção.Afinal a leitura esta presente até mesmo quando o assunto não é ler uma história.
ResponderExcluirNaiara Pinho Marques 8ª2
Então Naiara você lembrou bem, pois, na entrevista de Roger Chartier ele diz: "O que há nas telas dos computadores? Texto - e também imagens e jogos. A questão é que a leitura atualmente se dá de forma, fragmentada, num mundo em que cada texto é pensado como uma unidade separada de informação. " Mas a totalidade de uma obra ainda parece uma pedra preciosa achada por mineradores...
ExcluirLivros ou internet?
ResponderExcluirCom o livro na mão podemos saber detalhadamente sobre o assunto tratado.O ruin é que os textos se tornam muito grnade e no nosso dia-a-dia nao sobra tempo para ler esses livros informativos.
Já a internet fica mais facil,pois,usamos ela a todo momento e as informações são rápidas e resumidas.Porem,se voce quiser se apronfundar no assunto terá que pesquisar em sites,livros,etc.
Nome:Aldry Kiany nº01 8ª1
Como disse Roger Chartier na entrevista citada, um romance é uma obra que se lê lentamente, de forma reflexiva. E isso é muito diferente de pular de uma informação a outra, como fazemos ao ler notícias ou um site. O que permite pensarmos que a obra impressa tem, ainda, seu lugar, precisamos é "linkar" tecnologia e literatura. Como seria isso, hein?
ExcluirPara certos jovens seria bom.Pois alguns iriam ler,refletir e ler lentamente,se envolvendo na historia.
ExcluirJá para outros,não iria causar ''grande impacto''. Pois iriam ler uma página hoje e pular duas amanhã,assim,não iria ler lentamente e nao precisaria ficar refletindo.
Mais como diz Chartier ''A escola se afastou da literatura, principalmente no Brasil, porque está preocupada em oferecer ao maior número possível de crianças as habilidades básicas de leitura e escrita.''
entao,acho que se incentivarem os jovens,eles terão o costume de ler,desde o livro de poucas páginas até o de maiores páginas,diminuindo a chance deles pularem informações ....
Aldry Kiany nº01 8ª0.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirsim. Por que a maioria dos jovens não ler livros eles hoje em dia só ler coisas da internet os livros eles só ler se for para trabalho mesmo assim as vesses eles nem ler, sio que disser que as grande parte dos livos estão ficando para trás
ResponderExcluiralicia 8 serie 2 09 de fevereiro 2012 as 17:59h
Na entrevista de Roger Chartier ele relata que na história da leitura dois importantes elementos são importantes para mencionarmos: o suporte material (variedade de modelos) dos textos e as variadas formas de ler e ele afirma que eles ainda são decisivos para a construção de sentido e interpretação da leitura em qualquer época. Então devemos compreender que o livro não está mais sobre a mesa (the book is on the table) mas está na tela. O problema é que usamos a internet para várias coisas, menos para aprender o gosto pela leitura. Assim não vale!
ExcluirMas concordo com você Alícia que parece, sim, que grande parte dos livros vão ficando para trás...
ExcluirSim, é um desafio. Porque hoje em dia os jovens preferem ler por meio da internet,eles se sentem mais a ''vontade'' do que ler um livro.Pois na internet já se tem o resumo da estoria,é muito dificil encontrar algum jovem que prefere livro do que a internet !
ResponderExcluirBeatriz Carnaúba nº05 8º01
Bia ler por obrigação realmente é muito difícil pense Roger Chartier comenta na entrevista que nos séculos 19 e 20, as crianças e os jovens conheciam a literatura por meio de exercícios escolares: leitura de trechos de obras, recitações, cópias e produções que imitavam o estilo de autores antigos. Lembro o que vocês disseram com relação às leituras: ou leram porque a professora obrigou, ou porque tratava-se de algo veiculado ao mundo cinematográfico. Não condeno nenhum dos dois, porém , percebí que voluntariamente ninguém possuía o hábito pelo simples prazer, certo?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSim,Por que hoje em dia é muito difícil os jovens pegarem um livro para ler.Mas é como a Senhora falo hoje na sala de aula no dia 09/02/2012 Que é muito mais fácil os jovens ver um filme no cinema do que eles lerem um livro com a mesma história mas o livro tem sua vantagem,no livro você pode voltar a página se não entendeu no Fime (Cinema) já não é bem assim!.
ResponderExcluirPor Isso o Livro é Bem Melhor para vantagens...
Vinícius Lima - 8ª03
Sim pois as pessoas se interessam em ficar mais na internet do que ler um livro... Ler é essencial para a formação mental de uma pessoa.
ResponderExcluirMarcos Vinicius Oliveira n°21 8°03
Marcos na entrevista Roger Chartier comenta que diferentemente dos que prevêem o fim da leitura e dos livros por causa dos computadores, Chartier - acha que a internet pode ser uma poderosa aliada para manter a cultura escrita. "Além de auxiliar no aprendizado, a tecnologia faz circular os textos de forma intensa, aberta e universal e, acredito, vai criar um novo tipo de obra literária ou histórica.
ExcluirEsperamos que isso também modifique o aprendizado escolar. Certo?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSim, porque hoje em dia os jovens estão preferindo ficar na internet do que ler um livro, estão perdendo o prazer de ler. Ás vezes até pensamos que é mais fácil ver um filme do que ler um livro, mas o livro tem detalhes que os filmes não tem. Ou seja podemos ver o filme, denovo, denovo e mesmo assim, alguns detalhes nós continuamos sem entender.
ResponderExcluirNívea Ribeiro nº 24 - 8ª3
Nívea na entrevista de Roger Chartier ele disse sobre os efeitos da revolução digital: "Estamos vivendo a primeira transformação da técnica de produção e reprodução de textos e essa mudança na forma e no suporte influencia o próprio hábito de ler". Isso casa bem com o que comentou à respeito do uso da internet.
ExcluirSim, é um grande desafio por que nós gostamos de ficar mais na internet do que ler um livro, na internet há mais coisas interessantes para nós ler, e no livro nós lemos se gostarmos da historia, mas na internet agora temos o recurso de ler livros também.
ResponderExcluirVitor dos Santos 8ª 3
sim porque os jovens só pensa em internet
ResponderExcluire deixa os livros de lado
joao victor 8º2
Pra mim não é um desafio , eu gosto de ler . Mas nem todos os jovens são assim , muitos prefere ficar na internet ou jogar video game doque ler
ResponderExcluirSabrina Pacheco 8°01 n°30
Sim. A leitura para os jovens é realmente um desafio, pois hoje em dia com a internet e tudo mais, nós temos tudo de "graça" fácil e rápido, somos da era do curto e rápido, e não do longo e devagar. Por isso a leitura é um desafio, tantas coisas mais como computador, vídeo game, celular, televisão... Quem que vai querer ler um livro?
ResponderExcluirEloisa Caxias Coelho 8ª1 - nº13
Sim,a leitura para os jovens é um desafio ,mas também depende do que se trata pois muitos gostam de ler mangas, tirinhas e etc...
ResponderExcluirEwerton gomes 8°2-n°9
sim a leitura para os jovens é um desafio mas tem gente que não gostam de ler
ResponderExcluirSim,pois hoje em dia tudo esta mais fácil e tecnológico ,e com isso se perdi o conhecimento e o prestigio pela leitura cada vez mais.
ResponderExcluirMuitas vezes,preferem ver filmes do que apreciar um bom livro,onde as emoções e reações são mais encantadoras e reais.Quando se acaba a seção de cinema,se esquece muitas atitudes e emoções que o filme passou.Já com a leitura,se pode ''viajar'' e imaginar cada cena,cada palavra,que talvez te toque de uma tal maneira que te faça refletir e não te faça esquecer nunca mais,de como foi bom fazer parte daquela história.
Você se senti à ''mocinha'' terminando sua história com um final feliz !
Nome: Priscilla Cristina Pereira n°26 8°Série-01
Sim,pois os jovens estão todos ligados ao mundo da tecnologia,eles não tem mais interesse em ler,muitos acham que ler um livro é perda de tempo e preferem ver filmes ao invés de lerem um bom livro.No filme tudo é simples,não tem como você lembrar de tudo.Já no livro você imagina cada cena e fica imaginando como seria os personagem,como seria o cenário, e além disso o livro tem mais detalhes que nos filmes e compreendemos melhor a história.você se senti como se estivesse lá,vivendo tudo oque o personagem vive, sentindo o prazer de estar com aquele livro nas mãos.
ResponderExcluirNome:Ingrid De Oliveira Lima Nº16 8º-Série 01
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEu não posso falar que sim , mas também não posso falar que não,pois como ele disse a leitura dos jovens é fragmentada, sendo assim cada jovem lê o que gosta
ResponderExcluirEu por exemplo gosto de ler coisas sobre tecnologia, esporte e tambem não posso esquecer dos gibis,quadrinho e alguns livros de filmes
Nome:Thiago Felix dos Santos N°29 8°Série 02
acho q os jovens ñ tem motivação pra ler por isso eles ñ ligam mto pra tal!!!!!!!!!
ResponderExcluirBem... a Internet nos trouxe, aos jovens e adultos, várias oportunidades que ninguém no passado pode ter, e que mesmo sendo só 'fragmentos' de um texto ou noticia, pode se ter leitores no mundo todo a via internet como diz Roger Chartier "(...) O que há nas telas dos computadores? Texto - e também imagens e jogos. A questão é que a leitura atualmente se dá de forma fragmentada, num mundo em que cada texto é pensado como uma unidade separada de informação. (...)"
ResponderExcluirOutra coisa que queria discutir é que os livros podem ser menos lidos, mas na internet pode se achar,separadamente, uma leitura com livros nas paginas de via satélite, mas que nunca serão folheados e lidos por escrituras nas folhas...
como Chartier diz "(...) É muito difícil manter um contato profundo com um romance de Machado de Assis no computador (...)".
Nome: Kelly Bragança da Silva 8ªsérie2
é verdade pra um jovem é bem mais dificil pegar um livo frequentimente pra ler , ver filmes , tv , ficar nas redes sociasé bem mais facil , mais também existi uma grande parte que se interessa por leitura com o tempo as pessoas vão fazer da leitura um abito
ResponderExcluirnome : debani n: 07 8:2
Sim,pois nós,jovens,conseguimos se apegar com mais facilidade no computador do que nos livros...porém deixamos de lado pequenos detalhes que podemos perceber e entender só no mundo impresso,sem falar na nossa escrita que melhora muito mais,nos livros,pois lemos as palavras corretas,mais quando digitamos a maioria da vezes ou as palavras é abreviada,aumentada ou diminuída,que no caso pra nós jovens gostamos mais assim,porém é o método errado.
ResponderExcluirNatálya Santos nº27 8º2
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAtrair os jovens para a leitura se tornou um desafio para os pais e professores. Como mostrar que um livro é interessante com acesso tão fácil à internet. Vinicius santos Lima 8º3 ,
ResponderExcluirSim, é verdade. Hoje em dia a maioria dos jovens não apreciam o gosto da leitura.
ResponderExcluirNós jovens, estamos acostumados com a leitura fácil, o que facilita o entendimento de qualquer texto, notícia, reportagem ou algo do tipo. Nossa leitura é a base de girias, abreviamento, sem respeitar pontos, vírgulas ou reticencias. Infelizmente, a tendencia é piorar.
Muitas vezes estranhamos uma palavra em um livro, pois estamos acostumados a ver outro tipo de leitura.
Danielle Baldino Urzúa, 8ª 3
Realmente os jovens de hoje em dia não gostam nem de pegar em um livro e muito menos de ler pra saber do que se trata , com o avanço tecnológico tudo mudou , em vez de se ler um bom livro , que tenha uma boa apresentação de capa , os jovens preferem o filme .Que conta a história resumida.
ResponderExcluirAna Claudia Da Silva Paim Nº04 Série: 8ª02
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom acho que os jovens nao se interresam mas pela leitura e por isso preverem um filme do que os livros.
ResponderExcluirIgor Souza Miguel N:15 8:02
hoje em dia os jovens nao lem muito pouquicimos gostam de ler
ResponderExcluirpor exemplo eu so este ano eu ja li 4 mas isso nao vem ao caso.
nos dias de hoje os adolecentes so lem quando é interessante para eles ou em provas e web sites, redes sociais etc.
taina dos santos souza n:33 8;2
Realmente é difícil fazer os adolescentes de hoje lerem um livro... Na classe mesmo, tem claros exemplos de alunos que só leem pelo modo fragmentado, que nem chegam perto de um velho e bom livro impresso, que pouco a pouco vem sendo substituído pelos e-books, mas os livros ainda vão permanecer por muito tempo, não se compara uma leitura que você paga barato (quando paga) e que se perde simplesmente com um pendrive ou um HD corrompido com o velho e nostálgico cheiro do livro. É por essas e outras que os livros nunca vão sair de cena...
ResponderExcluirRafaela Aquino, nº 27, 8ª1.
Hoje em dia muitos jovens , só pensam em facebook, twitter , msn entre outros ... e nunca pensam em como ler é bom , e desenvolve o conhecimento da criança quanto o do adolescente e isso acontece por causa de novas tecnologias que porem não são tão ruins , mas em partes que também atrapalham no desenvolvimento dos alunos .E isso é ruim .
ResponderExcluirLillian Gonçalves 8°1 n°19
Hoje em dia os jovens usam mais a leitura virtual pois é mais pratico.isso é bom pois tambem é um tipo de leitura mas é ruim pois muitos não usam o livro.Isso por causa das novas tecnologias que vem dominando o nosso mundo de hoje.
ResponderExcluirMarcos Vinicius 8ª1 n°22